29 de fev. de 2012

Os supergrupos da música

Alguns de você já deve ter ouvido a expressão "supergrupo" para designar uma formação de banda. Geralmente, são grupos formados por músicos de renome em carreiras solo ou outras bandas e que se reúnem para um projeto paralelo, uma nova alternativa de carreira, um show específico ou mesmo uma jam.

Vários são os exemplos de supergrupos. Em 1990, Chris Cornell e Matt Cameron do Soundgarden se uniram a Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready e Eddie Vedder para formarem o Temple of the Dog, uma espécie de tributo a Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone, da qual alguns fizeram parte. Curioso é que esse é o caso de um supergrupo pregresso, já que o Pearl Jam só lançaria seu primeiro disco 1 ano depois.

Uma década se passou e eis que novamente Chris Cornell resolve se aliar a novos músicos e formar uma banda. Os escolhidos foram Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk, remanescentes do Rage Against the Machine que se desmantelou após a saída de seu vocalista Zack de La Rocha.

Em 2002 foi a vez de Scott Weiland, ex-Stone Temple Pilots, se unir a Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, todos ex-Guns N' Roses, além de Dave Kushner ex-Electric Love Hogs, para formarem o Velvet Revolver.

2008 trouxe consigo o Chickenfoot, formado por Sammy Hagar, Joe Satriani Michael Anthony, do Van Halen, e Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers.

Um ano mais tarde, Dave Grohl, ex-Nirvana e atual Foo Fighters, juntou-se à John Paul Jones, ex-Led Zeppelin e Josh Homme, do Queens of the Stone Age, no supergrupo denominado Them Crooked Vultures.

O último desses chamados supergrupos surgiu em 2011. Com o nome de SuperHeavy, reuniu Mick Jagger, dos Rolling Stones, Joss Stone, A. R. Rahman, Damian Marley e Dave Stewart ex-Eurythmics.

Considero a iniciativa sempre bem vinda. Reunir bons nomes quase sempre resulta em algo de qualidade. Existem outros vários exemplos, como Crosby, Still, Nash e Young ou ainda Emerson, Lake and Palmer. Alguns considero realmente especiais, e por isso dedicarei os próximos posts a cada um deles, com uma breve descrição e um áudio, o mais importante!

Sintam-se à vontade para mencionar outros supergrupos nos comentários e assim compartilhar com os demais!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails