18 de mar. de 2011

Dia de São Patrício

Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, aos dezesseis anos Patrício foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho.

Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado. Mas algumas evidências científicas sugerem que a Irlanda Pós-Era Glacial não era habitada por serpentes.

Ontem, dia 17/3, foi comemorado o Dia de São Patrício (Saint Patrick's Day), em várias partes do mundo (além da Irlanda) como Inglaterra e Estados Unidos. O dia é celebrado com uma festa onde as pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva regada a muita cerveja, comida e músicas irlandesas.

Aos poucos a festa começa a chegar também ao Brasil sendo celebrada em algumas cidades.

Em Belo Horizonte o St. Patrick’s Day teve sua primeira comemoração no ano de 2007. O Belo Horizonte Rugby Clube (BH Rugby), que dentre seus atletas possui pessoas de todo o mundo, inclusive britânicos, decidiu celebrar essa tradicional festa, uma vez que o rugby, a Irlanda e o St. Patrick’s Day estão diretamente relacionados. O local escolhido foi o Frei Tuck Slow Beer, bar que já vinha acolhendo alguns eventos do clube, e que é referência em cervejas especiais na capital.

A parceria se firmou e desde então BH Rugby e Frei Tuck se juntam para organizar o que hoje é o maior evento de St. Patrick’s Day no Brasil. Agora em 2011 a festa se repete, e como nos outros anos, o público terá entrada livre e poderá circular no espaço aberto do evento.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails