2 de mar. de 2011

Calçada da Fama de Hollywood

Passada a semana do Oscar, dessa vez não comentaremos sobre os ganhadores, até porque entre os selecionados para melhor filme, até o momento, só assisti A Rede Social. Ainda preciso conseguir um tempo para ver os elogiados Cisne Negro, Bravura Indômita, O Discurso do Rei, O Vencedor e até mesmo Toy Story 3.

Sendo assim, vamos falar de outro "personagem" que movimenta Hollywood durante todo o ano, sendo parada obrigatória para pedestres de todo o mundo.

Hollywood Walk of Fame, conhecido em português como Calçada da Fama é uma calçada ao longo das ruas Hollywood Boulevard e Vine Street em Hollywood, Califórnia, Estados Unidos, constituído por mais de 2 000 lajes com estrelas, fazendo menção a celebridades honradas pela Câmara do Comércio de Hollywood pelas suas contribuições para a indústria do entretenimento.

O comitê se reúne uma vez por ano - geralmente em junho - e escolhe, entre 200 a 300 sugestões, cerca de 20 personalidades que recebem suas estrelas no chão de Hollywood todo ano.

A calçada da fama possui 5,6 km. Cada estrela é rosa, feita de um mármore chamado terrazo e com um escudo de bronze com o nome do homenageado e uma figura relacionada a sua área:

Indústria cinematográfica






Indústria televisiva






Indústria da música






Indústria de radiodifusão






Indústria de teatro






Curiosidades:

- Há exceções para os símbolos usados para designar os contemplados: a estrela da Disneylândia tem um castelo; a do prefeito honarário de Hollywood, Johnny Grant, tem o Grande Selo de Hollywood; a do ex-prefeito de Los Angeles, Tom Bradley, tem o selo da cidade; e quatro luas com os nomes dos astronautas da Apollo 11 estão no cruzamento da Hollywood com Vine.

- Só uma estrela não está na calçada, a de Muhammad Ali, que não queria que ninguém andasse em cima dela e está afixada na parede do Kodak Theatre.

- A atriz Joanne Woodward foi a primeira personalidade contemplada com uma estrela na calçada da fama, inaugurando o espaço em 9 de fevereiro de 1960.

- A cadela Lassie e o cão Rin Tin Tin foram homenageados por sua dedicação ao cinema.

- Pernalonga foi homenageado com uma estrela em 1985. Depois disso a calçada abriu espaço para o Pato Donald, Mickey Mouse e Pica-Pau.

- Godzilla ganhou uma estrela em 2004, ocasião do 50º aniversário do personagem.

- Gene Autry é a celebridade com o maior número de estrelas na calçada da fama, tendo sido homenageado em cinco ocasiões por seu trabalho no cinema, teatro, TV, rádio e indústria fonográfica

Qualquer pessoa pode indicar uma personalidade para a calçada: basta entrar no endereço hollywoodchamber.com, preencher um formulário e mandar sua sugestão.

Se quiser, acesse o Hollywood Walk of Fame Star Generator e crie sua própria estrela.

Um comentário:

Maria Clara disse...

Que legal!!
Adoro posts do tipo "saiba mais"!

Related Posts with Thumbnails