29 de jan. de 2011

Cães famosos - Parte 5 - Laika

Para finalizar nossa série de posts sobre cães famosos, hoje falaremos de Laika.

Laika ficou internacionalmente famosa como o primeiro ser vivo a ser mandado para o espaço em 1957.

Laika era um vira-lata, provavelmente mestiça com cães semelhantes ao Husky siberiano que vagava pelas ruas de Moscou até ser recolhida por um abrigo de animais de onde foi selecionada para o programa espacial soviético devido a sua docilidade. Foi primeiramente batizada de “Kudryavka”, mas depois passou a ser chamada “Laika”, como ficou conhecida.

Laika morreu algumas horas depois de ser lançada em órbita elo Sputnik 2, por problemas de super-aquecimento, provavelmente causado por um mal funcionamento do sistema de controle térmico. Sua morte foi lamentada por muitos cientistas soviéticos da época, que queriam que Laika fosse tratada como uma heroína nacional pela sua grande colaboração para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

A viagem espacial de Laika provou que era possível pra um ser vivo ir ao espaço e sobreviver tanto ao lançamento como à ausência de gravidade, seu feito foi essencial para todas as viagens espaciais que se seguiram e permitiu que as pesquisas espaciais continuassem até hoje. Os soviético a homenagearam com uma participação no Monumento aos conquistadores do espaço em Moscou, Laika e Lenin são os únicos dois personagens do monumento identificáveis pelo nome. O seu nome também consta na placa comemorativa aos astronautas mortos na “cidade espacial” em Moscou.

Um comentário:

MClara disse...

aaahhh... eu adorei essa série de posts!!

Tenho uma dálmata Laica (a minha é em português msm), mas ela mora na minha cidade com meus pais.

Ela não é tão notável quanto sua xará Russa, mas é uma querida e super carinhosa! Já está velhinha, tadinha.

Sinto saudades dela... =)

bjinhus

Related Posts with Thumbnails