5 de nov. de 2010

Malas Prontas - Salvador

Cidade - Salvador - BA
Dica - Solar do Unhão/MAM e Bahia Marina
Endereço - Avenida Contorno - nº 1010 - Comércio

Dica de mais um passeio que vale por dois. Comece o passeio pelo Solar do Unhão/MAM, de preferência no início da tarde.

O Solar do Unhão é um conjunto arquitetônico à beira-mar. A propriedade pertencia a Pedro de Unhão Castelo Branco, que residiu no solar a partir de 1690.

O engenho do Solar do Unhão teve período áureo em meados do século XVIII. Nesta época, a casa-grande recebeu painéis de azulejo português, um chafariz e a capela foi reedificada para homenagear Nossa Senhora da Conceição. Mas com o declínio da economia açucareira, o Solar foi arrendado, período em que passou por um processo de desgaste.

No local onde antes os escravos dormiam, funciona hoje um restaurante (atualmente em reforma). A casa grande abriga o Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia. E a capela continua uma bela homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Nas tardes de sábado, jam sessions de jazz são realizadas no Solar.

Sobre o MAM, o mesmo ocupa o Solar desde a da década de 1970, após a realização de um trabalho de restauração, comandando pela arquiteta Lina Bo Bardi.

O MAM conta com oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados. O museu tem um representativo acervo de arte contemporânea, com cerca de mil obras. Podem ser lá apreciados diversos trabalhos de artistas famosos como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri. O Museu funciona de terça-feira a domingo, das 13h30 às 20h30.

Na área externa do Solar do Unhão funciona o Parque das Esculturas, um museu a céu aberto inaugurado em 1997. A beira mar estão obras feitas por Bel Borba, Carybé, Chico Liberato, Emanoel Araújo, Fernando Coelho, Juarez Paraíso, Mário Cravo Júnior, Mestre Didi, Sante Scaldaferri, Siron Franco, Tati Moreno e Vauluizo Bezerra.

Após passear pelo Solar/MAM, a dica é retornar à Contorno e descer até a Bahia Marina, situada bem próxima ao Solar. La encontram-se diversos restaurantes, sendo que alguns deles possuem varandas sobre o mar, de onde é possível apreciar o pôr do sol.

A variedade de restaurantes é considerável, ofertando desde crepes e pizzas à pratos das culinárias francesa e oriental. Para informações dos restaurantes, acesse este link.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails