27 de set. de 2010

Disco da semana - Moving Pictures

"Moving Pictures" (1981) - Rush




Faixas:

1."Tom Sawyer"
2."Red Barchetta"
3."YYZ"
4."Limelight"
5."The Camera Eye"
6."Witch Hunt"
7."Vital Signs"






"Moving Pictures" é o oitavo álbum da banda Rush, lançado em 1981. Na época a banda era formada por Geddy Lee (baixo, vocais e teclado), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart (bateria).

Uma característica marcante do Rush sempre foi a grande qualidade técnica de seus músicos. Exemplares em seus instrumentos, os integrantes da banda conseguem produzir canções de beleza simples ao mesmo tempo em que criam peças de uma incrível complexidade.

O álbum em questão traz sete canções, todas escritas por Peart, com músicas de Lee e Lifeson. Logo de início temos a clássica "Tom Sawyer", talvez a mais conhecida do disco. No Brasil foi tema da abertura de "Profissão Perigo", aquele seriado do Maguiver.

Entretanto, para além de "Tom Sawyer", o álbum traz outras seis canções de grande qualidade. Vale chamar a atenção para "YYZ", totalmente instrumental, onde se percebe claramente a qualidade dos músicos nas variações que proporcionam ao tema, e "The Camera Eye", canção de mais de dez minutos mas que em momento algum se mostra cansativa. "Witch Hunt" é outro grande momento do álbum, com, talvez, a melhor letra da obra. Na verdade o álbum não apresenta momento "menor", seguindo sempre em padrão elevado.

Mesmo para aqueles que não tem muita simpatia pelo progressivo, vale a pena ouvir "Moving Pictures" e perceber o que é um álbum bem executado tecnicamente.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails