24 de mai. de 2010

Disco da semana - Nevermind

"Nevermind" (1991) - Nirvana


Faixas:

1."Smells Like Teen Spirit"
2."In Bloom"
3."Come as You Are"
4."Breed"
5."Lithium"
6."Polly"
7."Territorial Pissings"
8."Drain You"
9."Lounge Act"
10."Stay Away"
11."On a Plain"
12."Something In The Way"



"Nevermind" é o segundo disco da banda americana Nirvana, formada por Kurt Cobain (vocal e guitarra), Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria). Um álbum que (junto a outros) ajudou a definir o som do rock dos anos seguintes. Simples e eficaz.

O disco já começa com o "hino" Smells Like Teen Spirit". Sua introdução tornaria-se conhecida em todo o mundo, e emulada por uma geração de jovens aprendizes de guitarrista que logo na segunda, terceira aula já conseguiam repetir a mesma sequência de acordes. Uma música forte que servia de introdução para tudo o que ainda estava por vir.

Surpreendentemente tudo se transforma logo na segunda faixa. "In Bloom" tinha outra cara, mais melódica. Mais pop diria. Aquela que dá pra tocar no rádio sem medo. Um pouco dos anos 70 na música do Nirvana. E seguida nova mudança para o surgimento de mais um "hino". Era "Come As You Are" e sua hipnótica linha de guitarra.

"Breed" retoma o peso da faixa inicial. "Lithium" (uma das melhores faixas da carreira do Nirvana) e Polly já seguem por outro caminho, sendo a segunda uma faixa acústica. "Territorial Pissings" retoma "Breed" com ainda mais velocidade enquanto "Drain You" retoma "Smells Like Teen Spirit", inclusive com acorde semelhantes. As faixas seguintes encaminham o álbum para um final soturno na depressiva "Something In The Way".

Um álbum executado a exaustão mas que ainda hoje merece uma atenta audição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só uma observação. Em "Come As You Are" é uma linha de guitarra e não de baixo, uma versão mais lenta do riff de uma música do Killing Joke chamada "Eighties". ;)

Daniel disse...

Nossa anônimo, valeu pela observação! É linha de guitarra mesmo. Não sei de onde tirei baixo. Sobre ser um riff de uma música do Killing Joke, isso não sabia!

Related Posts with Thumbnails