28 de jan. de 2010

Frases antológicas - Pablo Neruda

Nascido Neftalí Ricardo Reyes Basoalto, sob o pseudônimo Pablo Neruda, tornou-se o mais importante poeta chileno e um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX. Foi também cônsul do Chile na Espanha e no México.

Entre os prêmios e títulos que recebeu estão o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford, Grã-Bretanha e em outubro de 1971 o Nobel de Literatura.

Em 1994 um filme chamado "O Carteiro e O Poeta" conta parte de sua história, quando viveu na Isla Negra no Chile com sua terceira mulher Matilde. No filme Neruda torna-se amigo de um carteiro que lhe pede para ensinar a escrever versos.

Entre suas obras destacam-se: "Confesso que vivi" (póstumo), "Memorial de Ilha Negra", "Crespusculário", "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada", "O habitante e sua esperança", "Anéis" e "Tentativa do homem infinito", "Residência na terra", "Os Versos do Capitão", "As uvas e o vento", "Odes Elementares" e "Estravagario".

Frases:

"A verdade é que não há verdade."

"Dois amantes felizes não têm fim nem morte,nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,são eternos como é a natureza."

"A poesia tem comunicação secreta com o sofrimento do homem."

"Os poetas odeiam o ódio e fazem guerra à guerra."

"Saudade é amar um passado que ainda não passou. É recusar um presente que nos machuca. É não ver o futuro que nos convida..."

"E desde então, sou porque tu és. E desde então és sou e somos... E por amor... Serei... Serás...Seremos..."

"Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já..."

"Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera, mas nunca o teu riso, porque então morreria."

"A timidez é uma condição alheia ao coração, uma categoria, uma dimensão que desemboca na solidão."

"Te amo, beijo em tua boca a alegria."

"Refugiei-me na poesia com ferocidade de tímido."

"O meu único personagem inesquecível foi a chuva."

"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias."

"Já não se encantarão meus olhos nos teus olhos, já não se adoçará junto a ti a minha dor."

"A pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos."

"Semeemos a planície antes de arar a terra."

"Em minha casa reuni brinquedos pequenos e grandes, sem os quais não poderia viver. O menino que não brinca não é menino, mas o homem que não brinca perdeu para sempre o menino que vivia nele e que lhe fará muita falta."

"Só com uma ardente paciência conquistaremos a esplêndida cidade que dará luz, justiça e dignidade a todos os homens. Assim a poesia não terá cantado em vão."

"Se me perguntam o que é minha poesia devo dizer-lhes não sei; mas se perguntam à minha poesia, ela lhes dirá quem sou eu."

"Para que nada nos separe que nada nos una.

"Podem cortar todas as flores, mas não podem deter a primavera."

"Conhecer o amor dos que amamos é o fogo que alimenta a vida."

"Nós, os de então, já não somos os mesmos."

"Ela me quis, as vezes eu também a queria: como não ter amado seus grandes olhos fixos."

"Eu acreditava que o caminho passava pelo homem, e que dali tivesse que sair o destino."

"Sofre mais aquele que espera sempre do que aquele que nunca esperou a ninguém?"

"É tão curto o amor e tão longo o esquecimento."

"Algum dia em qualquer parte, em qualquer lugar indefectivelmente te encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga de tuas horas."


4 comentários:

_ disse...

Queria agradecer ao Peramblogando por utilizar a minha sugestão. Gosto muito de Neruda e sempre desenvolvo projetos com suas obras. Incluiria na lista, muito bem feita por sinal, as frases: "Posso escrever os versos mais tristes esta noite" e "Gosto quando te calas porque estás como ausente". Mas a frase que mais gosto foi colocada por vocês: "Assim a poesia não terá cantando em vão". Ela faz parte do último parágrafo do discurso de Neruda em agradecimento pelo Prêmio Nobel de Literatura. Obrigado!

Daniel disse...

Marcos, somos nós que agradecemos suas sugestões! Já havia pensado no Neruda para o post de frases mas por algum motivo não o publiquei. Sua sugestão foi o incentivo que faltava. E pode ter certeza que opiniões, críticas e sugestões são sempre bem vindas!

Unknown disse...

"Gosto quando te calas porque estás como ausente"
Neruda é Maravilhoso!
Parabéns pela postagem,
abraços,
Thaís de Jesus

Marise Almeida disse...

Neruda com certeza toca a alma!

Related Posts with Thumbnails