25 de dez. de 2009

Jesus nasceu mesmo em 25/12?

Não, definitivamente. A escolha da data do natal não tem nada a ver com o nascimento de Jesus.

Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25.

Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.


4 comentários:

Gudim disse...

Tive justamente meio que uma "briguinha" com amigo meu que é bastante religioso (catolico).
Quando falei disso de deus Mitra e que a data nao é certa quase que levei tapas na cara.
o.o

_ disse...

Curiosa a informação. Bem, que este não é o dia certo não é tão novidade, mas eu não sabia do deus Mitra. Em todo caso, a coisa menos importante é a data exata em que o nascimento de Jesus aconteceu e sim a simbologia que a data evoca - reservarmos um dia para simbolicamente agradecermos pelo nascimento de Jesus. Feliz Natal para todos!

Anônimo disse...

Realmente. O importante é a simbologia. Mas nos meios de comunicação só se fala que foi o dia que jesus nasceu. Será que é medo de cutucar um assunto desconhecido da maioria ou pq eles fazem parte da maioria?

Miguel Arcanjo Prado disse...

fé não se discute!

Related Posts with Thumbnails