27 de nov. de 2009

Mil e uma utilidades

Quando criança sempre quis ter um canivete. Era legal ter um canivete. Provavelmente não faria nada com aquilo, mas a idéia inicial era apenas ter um. Em meio a esse infantil desejo, mal podia imaginar a história por trás do mais famoso dos canivetes, o chamado "canivete suíço".

Sabendo que o exército do seu país importava canivetes da Alemanha, Karl Elsener, um verdadeiro empreendedor, vislumbrou a oportunidade de faturar.

De olho no nicho de mercado, Elsener abriu uma fábrica em 1884. Para nomear seu produto optou por Victorinox, em homenagem a seus pais, Victor e Victoria. Resolveu também criar uma identidade visual própria. Assim surgiu o famoso canivete vermelho com a bandeira da Suíça. Em 1891 o exército Suíço já utilizava apenas os canivetes produzidos por Elsener.

Como já dissemos, Elsener era um empreendedor, e como bom empreendedor resolveu ampliar seu público alvo. Por que só o exército? Canivetes deveriam poder ser úteis a todos. E a partir desta idéia o industrial começou a adaptar instrumentos ao seu produto. Assim surgiram os modelos com abridor de latas, chave de fendas, saca-rolhas, serrote, alicate, abridor de garrafas, lente de aumento e até bússola. Hoje, a linha tem 100 diferentes combinações.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails