23 de nov. de 2009

Disco da semana - Ten

"Ten" (1991) - Pearl Jam




Faixas:

1."Once"
2."Even Flow"
3."Alive"
4."Why Go"
5."Black"
6."Jeremy"
7."Oceans"
8."Porch"
9."Garden"
10."Deep"
11."Release"



Após o recebimento de algumas sugestões, modificamos um pouco a forma como o "Discos da Semana" é apresentado. Além das informações que costumeiramente repassamos (como realizado acima) agora também disponibilizaremos um pequeno vídeo com trechos de cada uma das faixas do álbum. A tentantiva é de tornar o post mais "musical" e despertar nos leitores a vontade de ouvir o álbum na íntegra. Outra mudança é a inclusão de um pequeno comentário sobre o disco em questão.

"Ten" foi o disco responsável por alçar o Pearl Jam ao hall da fama, colocando a banda lado a lado com as outras grandes que emergiram de Seattle na mesma época como Nirvana, Alice in Chains e Soundgarden.

O disco em si é bem simples, um rock cru, com pegada típica do grunge. Letras carregadas de pessimismo e riffs marcantes. Como singles foram lançadas as ótimas Even Flow, Jeremy e Alive, esta tornando-se uma espécie de "Smells Like Teen Spirit" do Pearl Jam. Detalhe, "Ten" foi lançado um mês antes de "Nevermind".

O início é cheio de energia. Até a música 4 (Why Go) o ritmo é empolgante. Em seguida chega-se a Black, canção que traz consigo um sofrimento capaz de ser sentido na voz de Vedder. Uma transição necessária para a trágica Jeremy.

Oceans tem a pegada mais diferente do disco. Leva verdadeiramente o ouvinte a se sentir como em uma praia qualquer a contemplar o vai e vem do mar. O ritmo volta a se acelerar com Porch, dona de uma força que acabou ofuscada pelos já citados singles. Garden, Deep e Release completam o quadro trazendo indícios do que seria o som da banda dali pra frente.

Um trabalho consistente de uma banda que dava seus primeiros passos. O Pearl Jam na época era formado por Eddie Vedder (vocais), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra), Dave Krusen (bateria) e Mike McCready (guitarra).






Um comentário:

Fabi disse...

Ficou bem mais legal assim!

Related Posts with Thumbnails