18 de nov. de 2009

Eles estão ficando surdos

Há algum tempo vejo inúmeras reportagens que se referem aos jovens de hoje como a geração dos futuros surdos. Isso devido ao uso frequente de fones de ouvido com o volume muito alto. Porém, há situações em nosso cotidiano que também prejudicam bastante a saúde dos nossos ouvidos, por isso é preciso prestar atenção aos demais elementos que podem nos ensurdecer.

O ouvido humano suporta até 85 decibéis e caso haja uma exposição à situações que atinjam níveis superiores a essa marca por um tempo prolongado, os danos podem ser irreversíveis. O metrô e as motocicletas emitem um som com cerca de 90 decibéis, cuja exposição diária não deve ultrapassar 6 horas. Já o caminhão de lixo e a furadeira pneumática emitem entre 100 e 105 decibéis, sendo não recomendável se expor mais que 2 horas por dia a tais barulhos. A máquina de cortar grama atinge a marca de 107 decibéis! Isso implica que para assegurar a saúde auditiva não se deve ficar ao lado de um cortador por mais de uma hora. Esses são só alguns exemplos que podem interferir na nossa saúde, pois aqui nem mencionamos os shows, o cinema, o engarrafamento e outras situações muito comuns que costumam atingir milhares de pessoas.

É importante cuidar da audição desde jovem e caso suspeite que esteja ficando surdo procure um médico. Aqui é possível fazer um pequeno teste elaborado por uma fonoaudióloga.

Para saber mais como o barulho pode nos deixar surdos: www.saudeauditiva.org.br
Extraído do site da Sociedade Brasileira de Otologia


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails