28 de out. de 2009

O que é Performance Art?

A Performance Art engloba várias formas de manifestação: pintura, escultura, música, dança, filmagem, poesia, diálogo, etc. As apresentações são fundamentadas no improviso e na relação com a arte conceitual. Sendo assim, a performance não deve ser confundida com teatro.

A inspiração da performance art tem origem no Dadaísmo e Futurismo, movimentos da década de 1920 que romperam com a noção de arte ligada somente à academia tradicional. Durante essa época houve uma busca para ampliar a participação do público nas manifestações artísticas. Mas o surgimento da performance ocorreu de fato na década de 60, nos Estados Unidos. "Ricas em metáfora e simbolismo, as primeiras perfomances acontecem como reação a uma década em que os traços de trauma do pós-guerra estavam sendo lentamente apagados pelo consumismo".*Justificar
Na década de 70 os performers buscaram fazer conexões entre "arte e vida real, arte e psicologia, política e estética". A partir da década de 80 houve a utilização de recursos tecnológicos durante as apresentações, aproveitando do surgimento das ferramentas high-tech. Já durante ao anos 90, os artistas basearam as apresentações em uma reflexão crítica dos elementos do cotidiano e para isso misturaram componentes de diferentes linguagens e sistema de valores.

* De: www.erikapalomino.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails