10 de set. de 2009

Frases antológicas: Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira, de forma majoritária entre os estudiosos da área.Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.

Entre sua obra destacam-se "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba", "Dom Casmurro", "Esaú e Jacó" e "O Alienista".

Frases:

"Não se ama duas vezes a mesma mulher"

"O amor é o egoísmo duplicado"

"Lágrimas não são argumentos"

"A melhor definição de amor não vale um beijo de moça namorada"

"Eu não sou homem que recuse elogios. Amo-os; eles fazem bem à alma e até ao corpo. As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado"

"Gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou"

"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito"

"A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente"

"Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies"

"O amor é o rei dos moços e o tirano dos velhos"

"Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem"

"Importuna coisa é a felicidade alheia quando somos vítima de algum infortúnio"

"A vida é uma enorme loteria; os prémios são poucos, os malogrados inúmeros, e com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de outra"

"O tempo, que a tradição mitológica nos pinta com alvas barbas, é, pelo contrário, um eterno rapagão; só parece velho àqueles que já o estão; em si mesmo traz a perpétua e versátil juventude"

"Escrever é uma questão de colocar acentos"

"O coração é a região do inesperado"

"As melhores mulheres pertencem aos homens mais atrevidos"

"Não levante a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão"

"Descobri uma lei sublime, a lei da equivalência das janelas, e estabeleci que o modo de compensar uma janela fechada é abrir outra, a fim de que a moral possa arejar continuamente a consciência"

"Trata de saborear a vida; e fica sabendo, que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la"

2 comentários:

Anônimo disse...

Machado é Machado e ponto final.

Tim Marvim disse...

LIVRO MEMORIAL DO BRUXO

Se você gosta de Machado de Assis, conheça o livro MEMORIAL DO BRUXO, uma excelente biografia do “bruxo do Cosme Velho”, contendo inúmeras informações, anedotas e curiosidades a respeito da vida e obra do escritor. Basta clicar no link abaixo:

http://clubedeautores.com.br/book/4900--MEMORIAL__DO__BRUXO

ou visite o blog:

http://machadodeassis-memorialdobruxo.blogspot.com

Obrigado pela divulgação!

Related Posts with Thumbnails